quinta-feira, 10 de março de 2016

Frei Antônio Moser


Rua México, 51 – Sala 501 – Centro
Tel.:21.2524-9761 - Rio de Janeiro - 20031-144
Associação sem fins lucrativos, filiada à Abong



Nota de pesar do Iser Assessoria
pelo trágico falecimento de Frei Antônio Moser, OFM

Frei Antônio Moser, frade franciscano, era professor de Teologia Moral desde 1972 no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, publicou vários livros e inúmeros artigos e, desde 1998, era diretor da Editora Vozes, que ele, junto com uma equipe, conseguiu reerguer, depois de uma fase de dificuldades financeiras. Além do trabalho acadêmico e administrativo, sempre teve uma atuação pastoral importante em Piabetá, Baixada Fluminense, e em comunidades da periferia de Petrópolis. Há muitos anos mantinha o programa Pelos Caminhos da Fé na TV Canção Nova. Dirigiu a obra de construção do novo Instituto Teológico dos Franciscanos (ITF), nos anos 90, onde antes era o Colégio São Vicente.
Desde a assembleia de fundação do Iser Assessoria, em 1995, Frei Moser fez parte da diretoria, ocupando diversas funções nesses vinte anos, sempre apoiando nossos projetos e trabalhos de pesquisa e assessoria às Comunidades Eclesiais de Base e aos movimentos sociais.
Em outubro do ano passado, ele foi o único teólogo brasileiro nomeado pelo papa Francisco para o Sínodo da Família, em Roma.
É uma perda muito grande. Sua morte se soma às milhares de vítimas da cruel violência que domina nossa sociedade. Como São Francisco, de quem era seguidor, temos certeza que ele partiu rezando “onde houver ódio, que eu leve o amor!”

Ivo Lesbaupin – Secretário executivo

Nenhum comentário: